Minha lista de blogs

segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Princípios Básicos da Organização



Ninguém nasce organizado, ser organizado é uma questão de atitude, é querer ser organizado, é criar bons hábitos.
Para se ter uma boa organização deve-se seguir os seguintes princípios:
1- Planejamento – elaborar um plano de ação, isso é identificar por onde começar e separar o útil do inútil.
2- Descarte – separar as coisas em três grupos (concerto, doação e lixo)
3- Limpeza – limpar o ambiente para ser organizado
4- Categorização – após ter feito o descarte e a limpeza, organizar em grupos (tipo, tamanho, cor, uso, etc.)
5- Padronização – quis destaca isso por acha muito importante.
6- Identificação – coloque etiquetas identificando os conteúdos, como caixas, gavetas, prateleiras,etc.
7- Manutenção – manter sempre as ações e boas condições sanitárias.
8- Revisão - criar o hábito e a atitude de buscar sempre o melhor nível de qualidade, manter o cumprimento dessas etapas.
Se desprender das inutilidades, criar critérios de organização por exemplo, arrumar por tipo, cor e tamanho, no caso das roupas,
Fazer um plano de descarte Observando o que está pelos cantos a mais de 12 meses sem uso e reveja se pode descartar ou não. Quase impossível usar algo que está guardado há mais de 12 meses, principalmente roupas, salvo aquelas coisas ocasionais como:  enfeites de natal, talheres especiais, etc.

Blogger templates