Ninguém nasce
organizado, ser organizado é uma questão de atitude, é querer ser organizado, é
criar bons hábitos.
Para se
ter uma boa organização deve-se seguir os seguintes princípios:
1-
Planejamento –
elaborar um plano de ação, isso é identificar por onde começar e separar o útil
do inútil.
2-
Descarte –
separar as coisas em três grupos (concerto, doação e lixo)
3-
Limpeza – limpar
o ambiente para ser organizado
4-
Categorização – após
ter feito o descarte e a limpeza, organizar em grupos (tipo, tamanho, cor, uso,
etc.)
5- Padronização
– quis destaca isso por acha muito importante.
6-
Identificação –
coloque etiquetas identificando os conteúdos, como caixas, gavetas,
prateleiras,etc.
7-
Manutenção – manter
sempre as ações e boas condições sanitárias.
8-
Revisão - criar
o hábito e a atitude de buscar sempre o melhor nível de qualidade, manter o
cumprimento dessas etapas.
Se
desprender das inutilidades, criar critérios de organização por exemplo,
arrumar por tipo, cor e tamanho, no caso das roupas,
Fazer um plano de descarte Observando o que está
pelos cantos a mais de 12 meses sem uso e reveja se pode descartar ou não.
Quase impossível usar algo que está guardado há mais de 12 meses,
principalmente roupas, salvo aquelas coisas ocasionais como: enfeites de natal,
talheres especiais, etc.