Estou
relendo (sempre estou, mas né) o livro sobre o GTD e encontrei um trecho que
vale a pena comentar e compartilhar com vocês, sobre as três premissas básicas
que precisamos ter em mente ao lidar com tarefas. São elas:
1.
Primeiro de tudo: se estiver na sua cabeça, sua mente não está limpa. Qualquer coisa que te preocupa
ou que você deve fazer algo a respeito, ou mesmo nunca esquecer, deve ser
colocada em um sistema confiável de arquivamento, ou certamente você irá se
esquecer. Se não se esquecer, ficará estressada(o) desnecessariamente. Caixa de
entrada vazia é um conceito que se aplica à sua mente também. A sensação de
alívio e controle é tremenda.
2.
Segundo: você deve deixar claros seus objetivos, compromissos e projetos, organizando-os em um sistema que
te diga exatamente o que precisa fazer, em que contexto e quando. Só assim você
poderá acompanhar o seu progresso e sempre saber onde está.
3.
Terceiro: para estabelecer prioridades e decidir o que deve ser feito, você
precisa manter um sistema confiável que ajude você. Você pode ler o texto Como definir prioridades e executar
tarefas para
direcionar seus projetos. Leia também Como eu utilizo o Toodledo e o GTD para ter uma ideia de como
fazer. E recomendo fortemente a leitura do livro do David Allen, “A Arte de
Fazer Acontecer”, que explica o método inteiro. O GTD é o método que eu uso e o
Toodledo é o meu sistema de organização. Pode ser que sirva para você também.