Sempre inicie o mês fazendo uma lista geral de “afazeres” (nesse mês eu preciso: levar o Spock no veterinário, comprar o material escolar, arrumar o meu quarto para a volta às aulas, marcar um oculista etc.). No começo de cada semana faça uma lista geral de “afazeres” (nessa semana eu preciso: ler os capítulos 3, 4 e 5 do livro de biologia, fazer exame de sangue e atualizar o blog). Depois organize cada item anotado na lista nos dias da semana em sua agenda (na terça ler os capítulos de biologia, na sexta atualizar o blog e no sábado fazer o exame de sangue).
Use post-its para destacar alguns compromissos. Caso não tenha ou não goste, use marca-texto ou alguma outra coisa para evidenciar o compromisso (desenha uma placa/nuvem/balão/circulo em volta dele, por exemplo). Faça letras diferentes de acordo com a importância dos compromissos. Ex: letras grandes para lembrar de fazer o trabalho de história sem falta no dia tal.
As atividades devem ser divididas em grupos identificadas por cores diferentes.
Grupo 1 - Atividades Urgentes: As atividades urgentes devem ser concluídas no menor espaço de tempo possível. Elas causam stress, por isso devemos trabalhar com antecedência para evitar essa pressão.Grupo 2 - Atividades Importantes: As atividades importantes devem trabalhadas com calma e atenção para evitar que se tornem urgentes.
Grupo 3 - Atividades Necessárias: As atividades necessárias devem ser feitas todos os dias. Neste grupo entram as atividades de trabalho que são mais leves como, responder e-mails, abrir correspondência e planejar os compromissos do dia seguinte.
Grupo 4 - Atividades Imprevistas: Depois de uma semana você terá noção de quanto tempo terá disponível para possíveis atividades não agendadas. Você terá que repensar a sua vida, se quiser dominar o seu tempo. Sistema de símbolos de estado de cada tarefa.
Subgrupos
Saúde Bucal: Cuidados com a boca, escova, troca de escova, fio dental, listerine, dentista etc.
Cuidados Pessoais: limpeza de pele passa hidratante, gel pós-barbas etc.
Exercícios Físicos: abdominal, peitoral etc.
Limpeza: lava roupa, limpa casa etc.
Despesas: pagamento, depósitos, recebimento e pagamentos.
Lembretes: coisas fora das categorias anteriores.